Brasil atinge limite anual de consumo de recursos naturais, alertam pesquisadores

A situação só não é pior porque a capacidade de produção do país é bem maior que a média mundial.

Segundo cálculos de pesquisadores internacionais, neste momento de 2022, o Brasil já consumiu todos os recursos que a natureza consegue produzir no período de um ano.

Pegada ecológica: esse foi o termo que cientistas encontraram para calcular o peso da humanidade sobre a Terra. O planeta fornece água, grãos, vegetais, carne, peixe e madeira para atividades como agricultura, pecuária, construção civil, fabricação de produtos e tantas outras atividades que o homem inventou.

A biocapacidade do planeta – isto é, o que a Terra consegue fornecer de área produtiva para cada ser humano de uma maneira equilibrada – é de 1,6 hectare global por pessoa, equivalente a um quarteirão e meio. Já é uma área enorme, só que a média do consumo mundial está bem acima disso. Cada ser humano está consumindo 2,8 hectares, mais de dois quarteirões e meio, praticamente a mesma média do Brasil.

Isso significa que se o mundo inteiro tivesse o nível de consumo do brasileiro seria necessário mais de uma Terra e meia para dar conta do consumo da humanidade, e essa conta é pior quanto mais desenvolvido é um país.

Os Estados Unidos, por exemplo: para dar conta de um consumo padrão norte-americano, seriam necessários cinco planetas. A gente, humanidade, só existe ainda porque tem muito país que tem um consumo de recursos bem abaixo disso.

Notícias relacionadas

Categorias