I Encontro Sobre o Atlântico Sul > Objectivos e Resultados


Sobre o I Encontro  |  Participação  |  Objectivos e Resultados  |  Documentação

Objectivo:

Reforçar a imagem triangular lusófona no âmbito do Atlântico Sul: Portugal – Brasil – África, com incidência às potencialidades de Timor – Leste, no Índico, como país detentor de reservas marítimas com forte potencial para extração.

Resultados Esperados:

O I Encontro Internacional Lusófono sobre Energia aponta para um duplo resultado:

  1. Na sua sessão plenária, atrai os sectores da comunidade internacional interessados no conhecimento de uma comunicação lusófona, em que são utilizadas ferramentas originais e até agora inexistentes – métodos de encontrar interesses comuns e sistemas para emergir questões nunca pensadas.
  2. Nas sessões reservadas ao Fórum Permanente Lusófono para a Governança dos Recursos Naturais Energéticos será constituída a agenda que identificará os trabalhos e os grupos de estudo / investigação/ formação, a se desenvolverem no período decorrente até o II Encontro.
  3. Com esta avançada visão de futuro, estabelece um esclarecimento perfeito da metodologia a ser seguida, associando questões na área da tecnologia – como “a extracção no pré – sal” – até ao esclarecimento e o estudo económico / financeiro do “peak oil”, associados á fenomenologia sócio- política da “maldição dos recursos”. Procura explicar aquilo que, desde 1999 até à actualidade, não foi ainda clarificado, não obstante um todo de literatura e estudos sobre os desempenhos institucionais aliados á governança.

Será uma “Sonda de cristal” – resistente e transparente – que, de modo pioneiro, suscitará questões nunca levantadas.



Apoios e Parcerias