I Encontro do Atlântico Sul > Documentação > Regulamento


O Encontro e O Fórum
Mesa Redonda, Temas, Tópicos e Áreas
Documento Temático para convidados ou proponentes
Realização de Estudo Temático

O Encontro
É uma reunião, planificada, breve com caráter informal quanto ao seu conteúdo temático, com um tema de natureza social, e adota um tema com cariz econômico, social – é um fato novo e promissor: não têm sido comuns os países lusófonos se sentarem para discutir o Mar. É um programa efetivo de interação (não integração) geopolítica da energia, com repercussões econômicas, políticas (determinados objetivos comuns e questões de Geodireito), sociais, de segurança energética e de defesa.

Reveste este I Encontro, o específico e exclusivo da “família” da lusofonia. Concentrar o esforço principal sobre o centro do alvo, considerando como alvo, o tema geral Energia; o centro do alvo, Petróleo; nos círculos concêntricos envolventes, os demais recursos, de qualquer natureza. Resultará uma aproximação dos países lusófonos num consistente projeto de transferência de conhecimento especializado na área petrolífera, através da definição de interesses comuns. É um Plenário em que participam os membros do Fórum em conjunto com convidados. Abre – o e encerra –o dois magnos discursos.

O Fórum
É uma reunião privada em que são feitas algumas apresentações por especialistas sobre os temas predefinidos para uma primeira colocação do âmbito temático, e a que se seguem discussões entre especialistas que integram em grupos temáticos a decorrer paralelamente. A ação de um Fórum decorre seguindo uma linha de discussão temática sobre a ENERGIA.

Nas sessões paralelas, são apresentadas conclusões de trabalhos realizados pelos Organizadores que são complementados pela apresentação breve de trabalhos propostos até 28 de Fevereiro de 2009 e entregues até 30 de Abril de 2009, abaixo melhor discriminados na sua variedade / forma. As conclusões/recomendações a que os participantes chegarem são vertidas para um Relato de Conclusões, o qual é entregue oportunamente á Organização para ser transformada em Protocolos que consttituem uma agenda de trabalhos para as reuniões / encontros /conferência seguintes.

Podem ser publicitados via Web no “Portal da Energia” e entregues a entidades públicas ou privadas com responsabilidades a quem a Organização considere interessar primordialmente o tema.

Voltar ao menu «Documentação»



Apoios e Parcerias