I Encontro do Atlântico Sul > Documentação > Regulamento


O Encontro e O Fórum
Mesa Redonda, Temas, Tópicos e Áreas
Documento Temático para convidados ou proponentes
Realização de Estudo Temático

Realização de Estudo Temático:

Artigo: Documento destinado a ser publicado num Órgão de Comunicação Social ou noutra publicação, o qual transmite a opinião do seu autor, ou apresenta um sistema, uma solução, um produto, uma discussão, ou outra ação. Um Artigo não transmite, por norma, qualquer posição. Um Artigo não é acompanhado ou antecedido de qualquer documentação sobre o respectivo tema. A elaboração de um Artigo não conta normalmente com patrocínios de qualquer tipo.

Barómetro: Tipo de ação que consiste na auscultação periódica de um painel de entidades, representantes de vários sectores. No caso particular do Barômetro da Sociedade da Informação, o painel é constituído por critérios que devem constar da sua especificação e do que pretende-se medir no “clima” relativamente à sua percepção quanto ao clima da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Países Lusófonos Os resultados são normalmente publicitados na Web.

Carta de compromisso: Documento produzido por uma individualidade, e/ou por um grupo de individualidades, sobre um assunto determinado, normalmente com alcance teclonógico /social e/ou econômico, o qual congrega e divulga de modo formal público um compromisso sobre o tema.
Uma Carta de compromisso é proposta á organização e pretende exortar e motivar a sociedade ou parte dela relativamente ao respectivo objecto.

Para além da Carta em si, não é normalmente produzida outra documentação sobre o trabalho realizado.Uma Carta de Compromisso não necessita habitualmente de patrocínios financeiros. No entanto, as individualidades que a assinarem estarão a patrociná-la através do Compromisso público que assumem.

Comunicação: Texto temático elaborado por participante(s) no Encontro. Têm grande rigor técnico ou científico. Uma Comunicação tem um ou vários autores, os quais são os únicos responsáveis pelo seu conteúdo.

Editorial: Artigo numa publicação, o qual expressa a opinião dos editores ou da direção da publicação sobre um tema determinado. Responsabiliza publicamente o grupo que o assina.

Entrevista: Corresponde a uma entrevista dada a terceiros, cujo conteúdo transmite normalmente a posição do entrevistado. Normalmente uma entrevista é uma ação individual e responsabiliza exclusivamente o entrevistado (quanto ao que é transmitido) e o entrevistador (quanto ao que é alterado).

Estudo – variante I (produz Relatório final): Trabalho realizado por um Grupo de Trabalho, relativo a um tema pré-determinado e normalmente integrante do plano de atividades inseridas nos tópicos do Encontro. O estudo deste tipo produz documentação detalhada (pelo menos um relatório de apresentação do estudo realizado, seus pressupostos, e conclusões e recomendações). Os resultados do estudo são normalmente apresentados em sessão pública.

Estudo – variante II (produz Conclusões): Trabalho realizado por um Grupo de Trabalho, relativo a um tema pré-determinado e normalmente integrante dos tópicos do Encontro. O estudo deste tipo não produz documentação detalhada sobre o trabalho realizado. Os resultados do estudo são normalmente apresentados em sessão.

Toda a petição para proposta de apresentação de qualquer uma destas atividades é necessariamente submetida através do «Portal da Energia» www.energiasportal.com.

Voltar ao menu «Documentação»



Apoios e Parcerias