I Encontro Internacional Sobre Energia > Documentação > Apresentação

Apresentação do I Encontro Internacional Lusófono Sobre Energia
“O Mundo da Energia está falando Português!”

O I encontro Internacional Lusófono sobre Energia é uma atividade do Fórum Permanente Lusófono para a Governança dos Recursos Naturais Energéticos (GRNE).

É fundamentalmente um instrumento e trabalho do Fórum que se caracteriza por uma dualidade metodológica organizativa:
– Plenário com sessões de magnos discursos de abertura e encerramento (solene);
– Plenário com conferências de notáveis na área da energia centradas na amplitude do conhecimento, investigação e previsão;
– Sessões laterais com discussão das atividades do Fórum em trabalhos unitariamente direcionados para a CPLP, mas com amplitude de áreas de intervenção em inovação e prospecção, cenários e modelos;
A interligação de áreas do conhecimento dirigidas ao futuro da energia constitui um trabalho de inovação, nomeadamente quanto ás vertente da Geopolítica, GeoDireito, GeoDesenvolvimento, Segurança e Bioética Energética.

Uma reflexão sobre experiências de governança dos recursos naturais energéticos permitem que os grupos que constituem o Fórum, integrem – se num conhecimento partilhado de experiência e positivismo que resulta na definição da distinção de interesses específicos e interesses comuns. A Agenda do Fórum, resultado do Encontro, é trabalhada no período intermédio ao segundo Encontro e modo a alcançar o binômio desenvolvimento tecnológico / desenvolvimento econômico.

O Encontro em si não constitui o debate, mas sim a origem do debate e da futura descoberta de problemas ainda não suscitados. Beneficiam dos eventos que decorrem no Encontro, não só os membros do Fórum, mas também os observadores e os apresentantes de trabalhos, que visionam, em presença, a referida integração/integração.

Dada a inovação do evento, que surge de uma necessidade sentida pela CPLP em encontrar denominadores comuns entre si potencializando – os,a noção habitual conceptual do evento transvasa a sua denominação vertendo – se no seu conteúdo.

Os protocolos de agenda que caracterizam o termo ido Encontro, identificam um começo de trabalhos para as comissões do Fórum. Durante o Encontro, o contato entre a Academia, os Práticos, os Empresários e os Governantes, são o momento da percepção geral do sucesso dos trabalhos da agenda do Fórum, e o momento oportuno para a convivência de perspectivas na governança dos recursos naturais energéticos.

Voltar ao menu «Documentação»



Apoios e Parcerias